Happy Halloween

sábado, 31 de outubro de 2015

Boa tarde galera!!!
Hoje comemora-se em muitos lugares do mundo o Dia das Bruxas, inclusive aqui no Brasil com festas à fantasia e brincadeiras!!! Apesar de sua curiosa origem, que nada tem a ver com a forma atual dessa "festa". 
O fato é que a figura da Bruxa, Maga, Feiticeira ou outros sinônimos, está presente em quase todas as culturas e é objeto de fascínio e inspiração para diversos segmentos como cinema, música e literatura - nem preciso dizer que uma das franquias livros/cinema mais conhecidas e mais lucrativas no mundo todo é sobre um determinado bruxinho, certo Potterheads?
Aproveitando esse clima todo, quero mostrar a vocês alguns livros da minha estante que tem entre seus personagens essas figuras controversas e fascinantes. Vem comigo:

- Dragões de Éter, Raphael Draccon: Trata-se de uma trilogia de fantasia, escrita por um brasileiro, Raphael Draccon, que é um escritor fantástico e uma pessoa muito gentil, tive o prazer de conhecê-lo na Bienal do Rio esse ano, mas já sou fã há alguns anos, desde que li o primeiro livro dessa saga, Caçadores de Bruxas (o título já diz porque ele está nessa lista ;D). A história se passa em um reino fictício chamado Nova Ether protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças e seu rancor e maus sentimentos a transformam em Bruxas. A sua existência levou a uma caçada épica, que quase às levou à extinção. É, eu disse quase. O enredo da história ocorre em torno de acontecimentos causados por bruxas dos mais diversos tipos. Draccon consegue misturar várias das histórias que já conhecemos em um único enredo e dá um toque bem sombrio às histórias de alguns personagens consagrados, como os irmãos João e Maria e a doce Chapeuzinho Vermelho. Há também diversas referências a jogos de RPG e ícones da cultura pop, um prato cheio para qualquer nerd digno de ser chamado assim.


- A Bruxa Tereza, André Vianco: Esse é o segundo livro da Trilogia Vampiro Rei, e sim, é de outro brasileiro, muito conhecido por suas histórias de terror. Eu tive a honra de conhecer o André há alguns anos, durante o lançamento de outro livro seu, O Caso Laura, que é fabuloso, e ele é incrível, bem humorado e muito solícito. Eu gosto muito da sua escrita, ele é muito versátil e suas histórias são extremamente ricas Ainda não li esse aqui, estou esperando ter a saga completa para fazer isso, mas sei que não irei me arrepender. A Bruxa Tereza aqui do título é uma personagem de importância fundamental, e que pode decidir o futuro do país, que se encontra dominado por vampiros, que encontram como resistência, os bentos, que tentam manter os humanos a salvo.


- A Arma Escarlate, Renata Ventura: tem mais brasileiro escrevendo sobre bruxos???? Temmmm. Gente, ainda não tive o prazer de ler esse livro, mas confesso que estou empolgada. Conheci a Renata na Bienal do Rio esse ano, e foi ela quem me apresentou a história me dizendo: "Já conhece o Harry Potter brasileiro? Não? Deixa eu te apresentar o Hugo" e assim que ela terminou de resumir o enredo, eu peguei o livro das mãos dela e fui direto pro caixa! Pelo que ela me contou, serão cinco livros no total, mas até agora dois foram lançados.


- Diários de Stefan, Julie Plec - é uma verdade quase que universal: onde há vampiros, há bruxas!!! Esses livros contam a história dos irmãos Salvatore, baseados no roteiro da série The Vampire Diaries, e entre os personagens principais há alguns bruxos que trabalham com os vilões e com os mocinhos. Mas, principalmente, arrumam a bagunça que os vampiros e lobisomens fazem (pobre Bonnie!!!). Particularmente, eu gosto mais desses livros do que dos livros da série original.


- Contos de Grimm, Philip Pullman: é impossível falar de bruxas e não falar dos contros dos irmãos Grimm. Afinal, eles que praticamente escreveram quase todos os contos originais que deram origem às histórias que hoje são conhecidas no mundo todo como contos de fadas. Aqui Philip Pullman recria seus contos de fadas preferidos. Afirmando que conservar uma única versão dessas histórias é como prender um pássaro numa gaiola, o autor toma a liberdade de acrescentar e inventar detalhes que tornem a narrativa mais fluida e divertida. Ao longo dos 53 contos reunidos na coletânea, belos príncipes e princesas, velhas feiticeiras, madrastas cruéis e animais falantes transitam entre o estranho e o absurdo. Estão presentes clássicos como Branca de Neve, Cinderela, João e Maria e Chapeuzinho Vermelho, e histórias menos conhecidas, mas não menos surpreendentes, como O junípero, Rumpelstiltskin e Hans Meu Ouriço. Ainda não o li, mas está na minha estante, me esperando.


E aí pessoas, gostaram? Me digam, quais os livros favoritos de vocês sobre bruxas ou que as tem como personagens importantes na história???
Aguardo os comentários, para trocarmos ideias.
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que prazer ter você aqui!!! Obrigada pela visita, se gostou do texto acima, me deixe um recadinho e o link do seu blog, será um prazer visitá-lo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS