A vida que poderia ser sua - Inverso, Karen Álvares

sábado, 30 de janeiro de 2016

Quando alguém que amamos se vai, é como se uma parte de nós morresse também. Tudo fica turvo e fora de eixo por um tempo indeterminado. Cada pessoa, lida com essa perda de uma maneira diferente, e cada um sente de uma maneira diferente. 
As consequências da perda, também variam de pessoa para pessoa. Para um marido ou esposa, é a(o) companheira(o) de vida e de luta que não está mais ali. Mas, para os filhos, é um de seus referenciais que não está mais presente, e na grande maioria dos casos, o(a) filho(a), tenta de alguma maneira suprir a falta do pai ou da mãe, substituindo-lhe as funções, assumindo para si as suas responsabilidades, numa tentativa de manter algum tipo de normalidade na sua nova vida.
É assim que começa a história de Megan em Inverso, uma adolescente que perdeu a mãe muito cedo e teve que assumir responsabilidades que não estava preparada para assumir, mas sem maturidade o suficiente para recusar-se a aceitá-las. Ela tenta cuidar de sua irmã mais nova e do pai, que trabalha bastante para conseguir sustentar-lhes. A única válvula de escape da garota é a amizade com Daniel, seu melhor e único amigo. 
Insatisfeita com sua vida do jeito como está, inclusive com a própria aparência, Megan se arrasta pelos dias, tentando manter algum tipo de rotina que satisfaça aqueles que estão ao seu redor, sem deixar transparecer a sombriedade e sentimento de injustiça que há dentro de si pela falta da mãe. 
Em um dia particularmente triste, em que precisa separar as coisas da mãe, Megan encontra algo que vai mudar sua vida radicalmente, mostrando a ela como sua vida poderia ser diferente, se houvesse uma dimensão em que tudo como conhecemos estivesse invertido, inclusive nós mesmos.
Em uma jornada perigosa, que pode custar sua sanidade e também aqueles a quem ama, Megan luta bravamente para retornar à vida que ela conhece, mesmo que não seja perfeita como ela gostaria.
Karen Álvares consegue com maestria nesse Young Adult, manter nossas respirações suspensas, em uma história à primeira vista inofensiva, mas que nos remete a nossos monstros internos, aqueles que tentamos a todo custo esconder de nós mesmos, mas que acabam em algum momento de nossas vidas nos alcançando. Apesar da pouca idade da personagem, qualquer um de nós poderia ser Megan, frágil, triste, insatisfeita, agressiva, corajosa, forte, feliz com as pequenas coisas da vida... Tudo depende de que "botão" é acionado em nosso interior e de quem aciona esse "botão". 
Segundo a autora, a continuação Reverso está prevista para esse ano.

Sinopse: Lá no fundo, Megan não quer ser quem é e nem viver essa vida triste, exatamente o inverso daquela que sempre sonhou para si. Tudo começa com a morte de sua mãe. A sensação terrível de que algo nunca mais vai ser como antes. E não será mesmo. O seu único alento é o carinho da irmã, que a vê como o que gostaria de ser quando crescer.
Mas há um novo mundo do outro lado dos espelhos. Um mundo igual ao seu, só que ao contrário. Um mundo perfeito onde as pessoas que morreram estão vivas e Megan é exatamente a garota que deveria ser.
Entrando nessa realidade pelo avesso, Megan começa uma perigosa busca por si mesma onde o reflexo de tudo que há de ruim tentará detê-la. Enquanto segue em frente ela deverá garantir a segurança das pessoas que mais ama.
Inverso é um romance cheio de suspense de Karen Alvares, autora de Alameda dos Pesadelos. Em um labirinto de escolhas sem poder sequer distinguir a própria imagem, Megan deverá lidar com a perda enquanto descobre quem é a garota que a encara no espelho.

Karen Álvares, Inverso. São Paulo: Draco, 2015



4 comentários:

  1. Oi, Re! Nossa, que história triste :(
    A morte é algo que eu ainda não sei lidar... Tenho medo de perder os meus pais. É muito triste :(
    Adorei a sua resenha :)

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hida! É verdade! Confesso que foi difícil continuar a leitura e escrever essa resenha, justamente por ter essa experiência de perder um dos pais... E a gente nunca se recupera, apesar da vida continuar seguindo. Mas, que bom que gostou da resenha, o livro apesar de abordar um tema tão pesado emocionalmente, vale a pena.
      Beijo, beijo.

      Excluir
    2. Oi meninas! :)
      Li a resenha (linda!! Amei, obrigada, Regiane!), e não pude deixar de vir aqui comentar no comentário de vocês. Eu escrevi Inverso como uma catarse... eu perdi minha mãe em 2012, e então precisei escrever uma história sobre esse sentimento. Regiane, a gente realmente nunca se recupera; a saudade é pra sempre, o tempo não muda isso. Hidaiana, aproveite cada minuto com seus pais!
      Fico feliz que tenha gostado do livro, Regiane. Obrigada pela linda resenha! Já divulguei nas minhas redes. :)
      Beijos,
      Karen

      Excluir
    3. Karen, prazer imenso ter você por aqui. E agora entendo como conseguiu transcrever sentimentos tão difíceis para o papel. Parabéns pela coragem e sensibilidade em compartilhar essa perda tão dolorosa. Beijos e sucesso!!!

      Excluir

Que prazer ter você aqui!!! Obrigada pela visita, se gostou do texto acima, me deixe um recadinho e o link do seu blog, será um prazer visitá-lo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS