#Inspiração: A Bela e a Fera

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Há algumas semanas, foi divulgado o primeiro teaser da versão live-action de A Bela e a Fera, com lançamento previsto para 16 de março de 2017, livremente inspirado na versão Disney da história, lançada em 1991 (primeiro longa-metragem de animação a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme!!!). 



Desde criança, essa história rica e cheia de ensinamentos, tem sido a minha preferida entre os "contos de fadas", e inspirou diversas histórias no cinema desde os anos 40, até o presente momento.
Muita gente não sabe, mas é um tradicional conto de fadas francês. Originalmente escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, em 1740, tornou-se mais conhecido em sua versão de 1756, por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, que resumiu e modificou a obra de Villeneuve. Mas, o enredo se apóia em uma base bem parecida em todas as versões: Moradora de uma pequena aldeia francesa, Bela tem o pai capturado pela Fera e decide entregar sua vida ao estranho ser em troca da liberdade do progenitor. No castelo ela conhece objetos mágicos e descobre que a Fera é na verdade um príncipe que precisa de amor para voltar à forma humana.

Inspirada pela chegada do teaser, que ainda revisito às vezes rsrs, resolvi trazer pra vocês algumas versões cinematográficas não tão conhecidas quanto o desenho que nos emociona por sua delicadeza e singeleza, mas igualmente interessantes e belas.


Uma das primeiras adaptações da história clássica ao cinema é a versão francesa feita em 1946. La Belle et la Bête foi dirigido por Jean Cocteau e tinha como estrelas Jean Marais e Josette Day. A versão é considerada uma das mais fiéis entre todas (talvez pelo conto original ser de uma autora francesa). A maquiagem é impressionante, considerando que os efeitos especiais da época eram bem precários.


Em 1987, uma produção de The Cannon Group e Golan-Globus realizou uma versão musical, Beauty and the Beast, sob direção de Eugene Marner, estrelando John Savage e Linda Hamilton, com trilha musical de Lori McKelvey. A Fera usava uma bela escova progressiva na versão que tem a cara dos anos 80. Imperdível!!!



Em 2011, foi lançada uma versão teen moderna da história, Beastly, que ficou bem fofa, com Alex Pettyfer e Vanessa Hudgens nos papéis principais. Kyle Kingson é um jovem que tem tudo: inteligência, beleza, riqueza e boas oportunidades, mas possui uma personalidade perversa e convencida. Após humilhar uma colega de classe, ele é amaldiçoado por ela para se tornar tudo o que ele despreza. Nervoso com a sua nova e horrível aparência, Kyle vai atrás da garota e descobre que só terá a sua beleza de volta se fazer com que alguém consiga amá-lo, algo que ele considera impossível.


Em 2014 foi lançado um longa-metragem francês baseado no conto, La Belle et la Bête, estrelando Léa Saydoux como Bela e Vincent Cassel como a Fera. Nela, a maldição da Fera foi lançada por um deus da floresta, condenando-o a viver como monstro até que encontrasse alguém que o amasse, por ele um dia ter caçado a corsa dourada, que na verdade era a ninfa do bosque, filha do deus da floresta. O visual do filme é muito rico e as cenas de ação são impressionantes. Tem um tom bem mais dark do que romântico, e está entre meus favoritos do cinema francês.

Que tal assistir alguma dessas obras ou todas e se inspirar para o Dia dos Namorados que está chegando? Além disso, é uma boa pedida para acalmar os nervos até a estréia da versão mais recente em 2017, que tem nossa querida Emma Watson no papel principal. Vamos?

Beijinhos

<3

6 comentários:

  1. Oi Gih!
    Eu amoooo A bela e a fera! Achei a adaptação com a Vanessa hudgens bem mediana, e tô é ansiosa pra ver a com a Emma (essa moça lacradora haha).
    Enquanto isso fico vendo a de desenho mesmo haha
    Adorei o post!
    Um beijo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou muito ansiosa Paloma, espero que esteja à altura dessa linda história de amor e redenção <3
      Beijo, beijo!!!

      Excluir
  2. Oi Gih!
    Eu amo o desenho da Disney e estou super ansiosa pela versão live action dele.
    Ainda não assisti essas outras versões, mas comigo não tem jeito, Disney é Disney e pra mim a versão deles sempre vai ser a preferida.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o filme com a Vanessa Hudgens. Achei demais hahaha Adorei a versão teen. Porque sim, eu nos meus 25 anos ainda amo coisas teens hahahaha Me identifico.
    Nossa, eu não sabia que essa história tinha tantas versões assim.
    Eu gosto dessa coisa de versão porque a história é adaptada de acordo com cada perfil, mas se você observar, com o passar das versões, a coisa vai perdendo o encanto, porque a originalidade, digamos assim, fica de lado. Enfim, tem pontos positivos e negativos.
    Adorei o teu post :)


    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitas outras versões, mas essas são as que tem o enredo mais próximo do original Hida <3
      Beijo, beijo!!!

      Excluir

Que prazer ter você aqui!!! Obrigada pela visita, se gostou do texto acima, me deixe um recadinho e o link do seu blog, será um prazer visitá-lo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS